Bolo Rainha


Ingredientes:

600 g de farinha de trigo
1 colher de café de sal fino
25 g de fermento de padeiro
1 dl de leite
130 g de manteiga sem sal
130 g de açúcar
3 ovos
2 colheres de sopa de vinho do porto
1 colher de sopa de aguardente
300 g de frutos secos (passas de uva, amêndoas, nozes, pinhões e avelãs)

Preparação:

Numa taça misture a farinha com o sal e faça uma cova no meio.
Dissolva o fermento num pouco de leite morno e deite-o para o centro do buraco misturando com um pouco de farinha até formar uma pasta mole, deixe repousar um pouco.
Entretanto misture a manteiga à temperatura ambiente com o açúcar e junte os ovos um a um, adicione esta mistura à farinha com o fermento que entretanto já terá formado pequenas bolinhas, adicione o vinho do porto e a aguardente e amasse até ter uma massa elástica e que se solta dos lados da taça.
Por fim adicione os frutos secos e amasse de forma a ficarem distribuídos uniformemente. Tape com um pano e deixe levedar até duplicar de volume.
Numa superfície enfarinhada despeje a massa, forme uma bola e com as mãos faça uma cova no meio e vá alargando a massa lentamente a toda a volta até formar um buraco com pelo menos 15 cm de diâmetro deixe levedar de novo por mais uma hora, coloque num tabuleiro untado e enfarinhado, pincele com gema de ovo desfeita numa colherzinha de água, enfeite com umas nozes e umas passas de uva e leve ao forno quente cerca de 40 minutos ou até estar cozido.

1 comentário: